Home / Notícia / Plataforma Freire
CADASTRO DE CURRíCULO E SOLICITAçãO DE VAGA PARA OS CURSOS ATé 1º DE DEZEMBRO
Publicação: 24/10/2017

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do magistério ou qualquer outra pessoa física que atue com a educação básica e a formação de profissionais para esse nível de ensino podem cadastrar seu currículo na Plataforma Feire até o dia 1º de dezembro de 2017. O mesmo prazo vale para os profissionais que estejam na função docente e que queiram solicitar vaga nos cursos por meio da Plataforma Freire. O período para análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas vai do dia 13 de novembro até o dia 15 de dezembro.

Para facilitar o processo, a Capes desenvolveu um manual do usuário da Plataforma (clique aqui para acessar o manual). Nele, é possível encontrar informações sobre o que é a Plataforma Freire, quem deve incluir o currículo, como cadastrar o currículo, como solicitar uma vaga nos cursos, como analisar as solicitações dos profissionais de rede, entre outras.

Sobre a oferta de cursos

Nesta primeira edição da Plataforma Freire, somente poderão solicitar vaga os professores em exercício na rede pública de educação básica. Serão oferecidos os seguintes cursos:

- Primeira licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula;

- Especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação;

- Especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nas séries iniciais;

- Especialização em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais;

- Especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nos anos finais do Fundamental;

- Especialização em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental.

Como as vagas serão disponibilizadas de acordo com o perfil de cada usuário, ao realizar a solicitação de vaga é obrigatório o preenchimento dos seguintes dados: a aba “Dados pessoais”; na aba “Formação Acadêmica” - preencher a formação básica e graduação; na aba “Atuação Profissional” – preencher a experiência profissional na educação básica.

Sobre a Plataforma Freire

A Plataforma Freire é um sistema disponibilizado pela Capes com a finalidade de constituir uma base de dados para abrigar currículos de professores, pesquisadores, estudantes e gestores. Além disso, o sistema permite à Capes realizar a gestão da demanda por formação inicial e continuada de professores da educação básica e o acompanhamento dos programas e ações que tenham professores e escolas das redes de ensino.

Também por meio da Plataforma, as redes de ensino têm acesso aos dados e informações sobre os profissionais do magistério, com o intuito de facilitar o planejamento e a elaboração de políticas locais de formação inicial e continuada para esses profissionais. Outra funcionalidade é a de que os profissionais do magistério da educação básica podem socializar suas produções técnicas e acadêmicas, fomentando a visibilidade desses profissionais e sua conexão com a comunidade acadêmica e os gestores de políticas educacionais.

O sistema visa atender à estratégia 15.4 do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/ 2014): consolidar e ampliar plataforma eletrônica para organizar a oferta e as matrículas em cursos de formação inicial e continuada de profissionais da educação, bem como para divulgar e atualizar seus currículos eletrônicos.

Mais informações e/ou dúvidas: freire@capes.gov.br ou 0800 61 61 61, opção 7.

Fonte: Undime com informações da Capes