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WORKSHOP DE COORDENADORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE INOVAçãO E TECNOLOGIA NA EDUCAçãO
Publicação: 19/10/2017

Acontece no Auditório Anexo II do Ministério da Educação e Cultura nesta quinta e sexta-feira (19 e 20) o Workshop para Coordenadores Estaduais e Municipais da Política Nacional de Inovação e Tecnologia na Educação e a Bahia está representada no evento por Renê Silva, Gesia Cassia Lima Sales e Ângelo Dantas de Oliveira, os três Coordenadores PNITE da Undime e Rafael Pereira, Coordenador de Infraestrutura e Informática da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Apresentar para coordenadores indicados pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais as principais ações propostas pela Política Nacional de Inovação e Tecnologia na Educação a fim de adequar expectativas, ganhar adesão e receber feedback sobre o programa de formação online dos articuladores.

O workshop também deverá ajudar os coordenadores a criarem uma Agenda de Trabalho de modo a apoiar os articuladores na elaboração dos Planos de Inovação e Tecnologia de estados e municípios.

No primeiro dia serão apresentadas as diretrizes gerais da PNITE e o processo de elaboração de um Plano de Inovação e Tecnologia Educacional. No segundo dia serão formados grupos por região para discutir as dimensões específicas da PNITE e orientações a serem dadas pelos coordenadores em relação a ações a serem desenvolvidas pelas redes em cada dimensão. As sugestões elaboradas pelos grupos serão sistematizadas e posteriormente incorporadas no curso de formação dos articuladores.

  • Grupo 1: estados e municípios do Norte
  • Grupo 2: estados e municípios do Nordeste
  • Grupo 3: estados e municípios do Centro Oeste
  • Grupo 4: estados e municípios do Sudeste
  • Grupo 5: estados e municípios do Sul

No segundo dia, os participantes aprofundam a discussão sobre como mobilizar as redes para construir uma visão sobre o uso de tecnologia para qualidade, equidade e contemporaneidade da educação?-Anna Penido (Instituto Inspirare).

Exercícios de construção de visão, com apresentação da Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais- Marlucia Amaral e Alexandre Mathias (CGTI/SEB)

Experiência das Redes na Curadoria e Uso de Recursos Digitais: Carmen Prata -ES e Maria Slemenson (Escola Digital).

  • Como estimular os professores das redes a utilizarem mais recursos educacionais digitais?
  • Que ações as redes devem desenvolver para promover o uso, a curadoria e a produção de recursos educacionais digitais?

Ações de formação continuada (Fundação Telefônica, estado e município)

  • Como as redes podem organizar formação continuada para professores, multiplicadores e gestores para uso de tecnologia?
  • Quais devem ser os conteúdos e formatos das formações?

Conceito de Escola Conectada (nível Básico, Intermediário, Avançado  -Mairume Lucia  (CIEB)

Os parâmetros de infraestrutura para a Política (FNDE/DIRTE)

  • Qual a infraestrutura necessária para o uso pedagógico de tecnologia nas escolas?
  • Como ajudar as redes a identificarem a infraestrutura existente e planejarem o futuro?
  • Quais orientações necessárias para apoiar a escola na adoção dos níveis?
  • Quais os mecanismos que existem e/ou que poderiam ser criados para facilitar a articulação entre municípios e estados para Política?
  • Quais os arranjos locais possíveis para resolver a questão da conectividade?