Home / Notícia / COPE | UNDIME
UNDIME PARTICIPA DE REUNIãO NA SEC SOBRE ALINHAMENTO DO PACTO BAHIA COM O PNAIC
Publicação: 13/09/2017

A Vice Presidente Estadual da UNDIME. Perpétua Sampaio, esteve presente na COPE, 4º andar da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia, na terça-feira, 12/09/2017, para representar a entidade na reunião da equipe da COPE, Undime e UFRB,  entidade convidada para ser a Instituição Formadora do PNAIC, representada pela professora Andréia.

Segundo informação da Coordenadora da COPE, Professora Eleni,  o Estado da Bahia ainda não concluiu o cadastro no programa porque precisa ter confirmada a instituição formadora para publicar a Portaria do Comitê Estadual do PNAIC.

A Professora Eleni, iniciou a reunião deixando claro que o MEC abriu o PNAIC para a adesão de todos os municípios sem ouvir o Estado, sem saber se a Secretaria teria condição de atender aos 414  municípios adidos. Como a COPE não tem acesso ao sistema, ficou sabendo o número de municípios que fizeram a adesão por um dos conveniados.

Em reunião no MEC para tratar de outro assunto, a Professora Eleni questionou qual o recurso disponível para o estado fazer as capacitações do PNAIC e foi informada que seria de R$ 800.000,00. Para saber qual o critério utilizado para chegar ao valor informado, a coordenadora ligou no dia seguinte para o Ministério e obteve como resposta que o valor seria de R$ 1.800.000,00.

Percebendo assim que as coisas estavam indefinidas. Deixou claro que até o momento nada oficial teria chegado à Secretaria que assegurasse à esta as condições necessárias para atender aos 414 municípios adidos.

Todos os presentes haviam lido a Resolução 12 de 06 de setembro de 2017, que trata das bolsas, e foram unânimes em dizer que a mesma deixa as informações bastante vagas e sem definir prazos e/ou períodos.

Estava presente na reunião a equipe das formadoras do PACTO que fez a exposição das metas e funcionamento do PACTO sem a presença do PNAIC e, em seguida, apresentou um possível arranjo do que aconteceria se o PNAIC fosse implementado a esta altura do ano.

Após a apresentação, o grupo passou a discutir o processo e chegou-se à conclusão de que deveríamos formalizar num documento os questionamentos e indefinições à cerca do novo arranjo dado ao programa, solicitar que o restante deste ano seja para dar um “freio de arrumação” tanto para a COPE quanto para a UFRB e iniciar o programa no começo do ano letivo de 2018. A Equipe da COPE ficou encarregada de elaborar o documento, passar por e-mail para que todos façam a análise e Perpetua Sampaio ficou encarregada de fazer a entrega do documento na reunião que terá com MEC nos dias 18 e 19/09/2017.