Home / Notícia / Rede PCR
SECRETARIA DA EDUCAçãO REALIZA FORMAçãO DOS AES COM APOIO DA UNDIME
Publicação: 30/08/2017

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, até esta quarta-feira (30), a 5ª Reunião Técnica Formativa dos Avaliadores Educacionais (AE) da Rede de Assistência Técnica para Adequação e Elaboração dos Planos de Carreira e Remuneração das Redes Municipais, pertencente ao Ministério da Educação. A atividade, realizada em Salvador, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), teve como objetivo qualificar a equipe técnica para o acompanhamento da elaboração ou adequação dos Planos de Carreira e Remuneração de 389 municípios, bem como na operacionalização do seu Sistema de Apoio a Gestão de Plano de Carreira.

Com o tema “Estrutura de carreira e viabilidade financeira dos Planos de Carreiras e Remuneração e Sistemas de Apoio à Gestão de Plano de Carreira e Remuneração”, o encontro formativo contou com a participação de especialistas, a exemplo da professora Cláudia Moura, representando o Conselho Estadual de Educação (CEE), e dos nove Avaliadores do Estado, sendo que cada um representa, aproximadamente, 45 municípios.

A coordenadora de Projetos Especial da Secretaria da Educação do Estado, Elenir Alves, destacou a importância de a Bahia ter assumido a realização da formação da Rede de Assistência Técnica para Adequação e Elaboração dos Planos de Carreira e Remuneração das Redes Municipais: “Essa Rede é de responsabilidade do Ministério da Educação, mas percebemos que o MEC não vem bancando essas formações. Como avaliamos que o trabalho de assistência aos municípios aos Planos de Carreira é muito importante para a melhoria da Educação no Estado, resolvemos assumi-la”.

O presidente da UNDIME, Williams Brandão, também ressaltou o significado do processo formativo dos Avaliadores Educacionais: Segundo ele, esta Rede ajuda os municípios a avaliarem as suas finanças e, a partir daí, a elaborar os Planos de Carreira dos que estão com gastos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) acima de 100%.

“A Rede, no caso, vem tentar mostrar caminhos, fazendo uma formação não só com dirigentes municipais, mas também com a equipe técnica, que vai desde o legislativo até o professor, o técnico da Secretaria e representantes da comunidade e de pais. Trata-se, portanto, de uma ação importante do Governo do Estado e da UNDIME. Estas ações, a nível nacional, estão paradas, mas o Estado da Bahia não deixou parar o processo”, afirmou Williams Brandão.

O professor José Augusto Aquino, Avaliador Educacional atuante nas regiões de Juazeiro, Paulo Afonso e Cícero Dantas, afirmou que a formação foi fundamental para o desenvolvimento das ações da Rede de Assistência. “Este encontro nos trouxe subsídios necessários para que possamos levar aos municípios o suporte para a elaboração ou adequação de seus Planos de Carreira e Remuneração, cumprindo a meta 18 do Plano Nacional de Educação”, acredita.