Home / Notícia / Saber Melhor
"PRECISAMOS REPENSAR NA FORMA DA CONCEPçãO DA EDUCAçãO BRASILEIRA", LUIZ VALTER
Publicação: 28/08/2017

Nesta segunda-feira (28) acontece no município de Seabra na Chapada Diamantina a quinta etapa do Projeto Saber Melhor, proposto pelo Ministério Público do Estado da Bahia, juntamente com Uncme e parceria com a Undime.

O palestrante do Projeto, o Professor Luiz Valter, ressalta para Conselheiros Municipais de Educação, com a criticidade que lhe é peculiar e necessária para discutir o tema do direito educacional, que é necessário repensar as práticas educacionais brasileiras.

"Percebam que na década de 60 tínhamos uma educação que ministrava a transmissão do conhecimento, anos depois compreendemos que era necessário saber transmitir esse saber, logo em seguida, discutimos a legislação e agora precisamos, focar na identidade", ressalta.

Durante a sua palestra, ele ainda acrescenta que direitos, não podem ser colocados em escala de prioridade. "Que concepção é essa que indica que em etapas da educação existem direitos prioritários e outros direitos que não são prioritários", explicando o tratamento dado a educação infantil na etapa da educação básica.

Ele também fez uma crítica aos professores que se reservam a discutir política. "Veja o que fazemos nos projetos políticos pedágicos, onde retiram logo a política das discussões e comprometem o que sobra que é o pedagógico".