Home / Notícia / Parcerias
UNDIME PARTICIPA DE REUNIãO TéCNICA DO PRêMIO GESTãO ESCOLAR, EDIçãO 2017
Publicação: 25/08/2017

Os coordenadores do Prêmio Gestão Escolar, representantes da Undime e do Consed, participam nesta quarta (23) e quinta-feira (24), da II Reunião Técnica do Prêmio Gestão Escolar - Edição 2017. O encontro, realizado em Brasília, contou com a presença, na cerimônia de abertura, do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima; e do secretário de Estado da Educação do Acre, Marco Brandão, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O prêmio é uma inciativa do Consed, em parceria com o Ministério da Educação, e busca contemplar projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. As inscrições que, incialmente se encerrariam no dia 14 de agosto, foram prorrogadas para o dia 28 de agosto. Para o presidente da Undime, a decisão de estender o período de inscrição foi acertada. Alessio lembra que, com eleições municipais, houve uma mudança de mais de 80% dirigentes de educação e isso acaba gerando um grande impacto. "Muitos gestores não se sentem encorajados a se inscreverem ou a mostrarem suas práticas. Às vezes é só questão de uma conversa, um alerta ou mesmo um lembrete de que o Prêmio Gestão Escolar está com inscrições abertas e busca valorizar as boas práticas existentes", ressaltou.

Segundo registros oficiais, da página do Prêmio na internet, o total de inscrições é de 7.525. Entretanto, apenas 2.526 foram concluídas. Diante do panorama, o presidente da Undime fez um alerta, em especial aos coordenadores da Undime, para que eles identifiquem quais são as escolas que ainda não finalizaram o processo de inscrição e entrem em contato com os dirigentes desses municípios, alertando-os da situação para que eles incentivem a escola a concluir o processo.

Esta é a 16ª edição do Prêmio Gestão Escolar, que a partir de 2011, tornou-se bianual. Desde 1998, quando foi criado, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e aproximadamente 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Em sua fala, o presidente da Undime também aproveitou a oportunidade para ressaltar a evolução do Prêmio ao longo desses anos. "É possível perceber que, cada vez mais, o Prêmio Gestão Escolar tem um caráter educativo e não apenas de reconhecimento das práticas. Essa edição traz mais maturidade ao processo como um todo", disse Alessio.

Marco Brandão, representante do Consed, reiterou que a intenção do Prêmio é buscar algumas das muitas experiências que são desenvolvidas pelo Brasil afora e que dão certo, funcionam. "A escolha de uma escola não representa necessariamente demérito de outra. Temos critérios que devem ser seguidos, conforme prevê o edital", explicou. Segundo Marco, a ideia agora é trabalhar com essas escolas que já iniciaram o processo, mas ainda não concluíram, seja pela qualidade da internet, por algum eventual problema de saúde do gestor, entre outros motivos.

Além disso, Marco anunciou que o Consed já pensa em novidades para as próximas edições do Prêmio. "Já estamos trabalhando na perspectiva de construir um projeto de prêmio anual", adiantou ele. Para a edição deste ano, foi dito que a premiação regional será realizada por meio de seminários e que final deverá ser realizada no início de dezembro.

Como se inscrever?

Para participar, o gestor deve fazer a inscrição no portal do prêmio (www.premiogestaoescolar.com.br), onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. A restrição fica para as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Estas não poderão participar.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da Undime, em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos neste Edital.

Fonte: Undime