Home / Notícia / 16º Fórum
MELHORAR SEMPRE E COM CRIATIVIDADE COM FOCO EM CADA MUNICíPIO REPRESENTADO EM FORTALEZA
Publicação: 09/08/2017

A recepção feita aos dirigentes municipais de educação, já na chegada, no aeroporto de Fortaleza, com uma banda de forró e, depois, no Centro de Eventos do Ceará, com a Orquestra Filarmônica Estrela da Serra, de Croatá (CE), dá o tom ao 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação: um evento alegre e repleto de novidades e debates sobre temas essenciais aos dirigentes de todo o país.

“É a primeira vez que participo, o primeiro ano que estou como dirigente municipal de educação e o Fórum é uma grande oportunidade de encontro - porque a gente encontra vários colegas de todos os estados - e de tirar dúvidas específicas, conhecer os programas, ampliar nossos conhecimentos”, declara a dirigente municipal de Mutuípe (BA), Sonia Ferreira dos Santos.

A aquisição de mais conhecimentos, seja para encontrar novas formas de financiamento da educação em um cenário de redução de gastos, sobre os programas do governo federal e das instituições parceiras da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) ou mesmo a simples troca de experiências locais sobre como inovar no campo educacional são objetivos comuns aos participantes.

E eles não medem esforços para vir atrás disso. As dirigentes Laci Castelo Branco de Menezes, de Marechal Thaumaturgo (AC), e Ruth Bernardino, de Porto Walter (AC), são bons exemplos de que vale a pena enfrentar distâncias para se informar. Após uma viagem de seus municípios até a cidade de Cruzeiro do Sul, passaram por Manaus para, aí sim, embarcar rumo a Fortaleza. A pergunta que fica é: vale tanto esforço quando o assunto é educação?

“Pra educação não tem distância, pra educação não tem limites, e para melhorar a educação a gente faz o possível e o impossível”, responde Ruth Bernardino.

A intenção presente nas falas de todos dirigentes é levar mais conhecimento para suas regiões a fim de que os alunos possam não apenas sair da escola com as educações básica e fundamental bem apreendidas, mas também para que essas crianças e jovens possam se preparar para o mercado de trabalho, para uma faculdade, para que passem a ter mais qualidade de vida.

“Nós temos a obrigação e o dever de garantir a todos uma educação com qualidade social num momento de dificuldade econômica. Então, esperamos que ouvindo outras experiências possamos nos fortalecer para o que nos espera em cada um dos nossos municípios”, conclui o dirigente municipal de Morrinhos (CE), Francisco Cavalcante Abreu.

O 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação acontece de hoje até o próximo dia 11. Saiba mais aqui.

Fonte | Foto: UNDIME