Home / Notícia / SITEE 2017
UFRB EM CRUZ DAS ALMAS REALIZA SIMPóSIO INTERNACIONAL EM TECNOLOGIAS EDUCATIVAS E EAD
Publicação: 01/08/2017

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na noite da última quinta-feira, 27 de julho, a abertura oficial do I Simpósio Internacional em Tecnologias Educativas e EaD (SITEE 2017), no campus de Cruz das Almas. A iniciativa foi realizada pela UFRB por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e reuniu professores, pesquisadores e estudantes que estudam as tecnologias educativas como objeto de investigação.

O evento acadêmico atraiu mais de 5.500 inscritos e obteve mais de 3 mil visualizações de participantes que acompanharam toda a programação do evento através da transmissão online.  Os internautas puderam ainda contribuir simultaneamente com as discussões por meio de perguntas enviadas em um chat durante a transmissão.

A cerimônia de abertura realizada no auditório da Biblioteca teve início às 19h e contou com as presenças da vice-reitora, Georgina Gonçalves; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Rose Mubarack; do representante da prefeitura de Cruz das Almas, Mário Araújo dos Santos; do superintendente de Educação Aberta e a Distância, Ariston Cardoso; e do Coordenador Adjunto UAB da SEAD, Adilson Gomes dos Santos.

A vice-reitora Georgina Gonçalves deu as boas vindas aos participantes do evento e destacou o compromisso da UFRB com a expansão do ensino superior através da institucionalização da ead na instituição. “As novas tecnologias dizem respeito às exigências da contemporaneidade, e por isso mesmo contribuem para uma educação mais democrática e arrojada para um novo tempo. Nós somos uma Universidade do século XXI”, disse.

O superintendente de Educação Aberta e a Distância, Ariston Cardoso, destacou a grandeza do evento e a expansão das fronteiras da UFRB por meio do ensino a distância.“ É muito prazeroso perceber um auditório lotado como esse de hoje, mas ainda é mais motivador saber que estamos transmitindo ao vivo para  mais de 4.000 pessoas, entre esses diversos estudantes que compõem os 62 polos de educação a distância da Bahia, ou ainda os 750 polos de educação a distância do Brasil. Nosso auditório foi preenchido também com professores, servidores, estudantes e pesquisadores de outras universidades. Então isso nos deixa motivados para que possamos construir um segundo ciclo e eu posso afirmar para vocês que o primeiro ciclo foi vencido com muita determinação e perseverança. Então esse é um momento muito importante para diversidade e agora vamos partir para um segundo grande ciclo dessa instituição no qual estaremos pensando em ações de institucionalização da EaD”, explicou Ariston.

O conferencista convidado foi o acadêmico Josè António Marques, que abordou o tema "Modelos Virtuais de Aprendizagem e Ecossistemas/Ambientes Educacionais Emergentes". Marques também representou a Universidade Aberta de Portugal (UAP), em um Protocolo de Intenções assinado entre a instituição e a UFRB. A  íntegra da exposição do professor está disponível na plataforma youtube.

As atividades do Simpósio tiveram continuidade nesta sexta-feira, dia 28, com uma extensa programação que incluiu mesas redondas no âmbito do desenvolvimento de inovações em Tecnologias Educativas para a educação superior, formação de professores e cooperação Internacional.

Mais informações no site do evento.