Home / Notícia / UNDIME nos Municípios
PRESIDENTE DA UNDIME BAHIA LEVA BOAS NOTíCIAS PARA O TERRITóRIO DO SERTãO PRODUTIVO
Publicação: 14/07/2017

Nesta sexta-feira (14), o Presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile Brandão participou do XXIII Encontro do comitê territorial baiano de Educação Integral e Integralizada, que aconteceu em Malhada das Pedras.

Durante sua fala na mesa de abertura, Williams ressaltou a necessidade de fortalecer a educação integral em todos os seus aspectos. “Esse é o caminho para a educação púbica no país e os nossos passos galgados nesta área, precisam sempre ter como foco a integralidade em cem por centos das redes”.

Ele ainda lembrou que um dos maiores desafios para os municípios, são os recursos e recentemente os municípios baianos tiveram a redução de recursos do FUNDEB, promovido por uma ação legal, impenetrada pelo FNDE.

“A UNDIME fez frente a essa luta dos municípios e depois que uma Liminar do Ceará que estava em vigor, deixou de valer, com apoio da UNDIME Nacional conseguimos uma alternativa que foi o de receber o repasse integral do ajuste do piso com o objetivo de minimizar as dificuldades dos municípios”, salienta.

Mais de 80% dos dirigentes municipais de educação no estado são novos e grande parte deles são profissionais da rede estadual e estão no regime de colaboração com os municípios e um ítem específico no Estatuto do Servidor do estado, impediam estes profissionais de desenvolverem as atividades de Dirigentes Municiais com tranqüilidade.

“Nós já havíamos realizado este pleito junto à Secretaria da Educação, e numa agenda que tivemos na quarta-feira com o Coordenador de Articulação da CONTE em Salvador, tivemos a informação de que o Estatuto do servidor foi alterado para garantir a legalidade do regime de Colaboração”, tranqüiliza.