Home / Notícia / Interiorizando a UNDIME
I ENCONTRO DE DIRIGENTES MUNICIPAIS REúNE SECRETáRIOS DE 13 MUNICíPIOS DO NORTE BAIANO
Publicação: 12/07/2017

Nesta quarta-feira (12), secretários municipais de Educação e técnicos de 13 municípios do Norte baiano participaram do I Encontro Formativo para Dirigentes Municipais do Território 10 – Sertão do São Francisco, na Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro.

O prefeito Paulo Bomfim e o assessor de planejamento e parcerias estratégicas, Isaac Carvalho deram as boas-vindas aos participantes e falaram sobre os avanços da Educação de Juazeiro nos últimos anos. “Aproveitem este encontro para adquirir mais conhecimento e trocar experiências com a nossa equipe da SEDUC, que vem realizando um excelente trabalho. Quero parabenizar a secretária Lucinete pela condução a frente da pasta, e pela iniciativa de apresentar a nossa proposta aos demais municípios, fortalecendo assim a Educação da região Norte”, destacou o prefeito. “Hoje Juazeiro é destaque na Educação, pelos inúmeros avanços conquistados nos últimos anos. Com esses encontros vamos contribuir para que os outros municípios da região consigam melhorar cada dia mais, proporcionando uma Educação de qualidade aos estudantes”, complementou Isaac Carvalho.

A diretora do Território 10 – Sertão do São Francisco da UNDIME e secretária de Educação de Juazeiro, Lucinete Alves conduziu a formação, juntamente com os técnicos da SEDUC, onde trataram sobre o Censo Escolar, Plano Municipal de Educação (PME) e o PAR. “O encontro foi muito positivo, tivemos oportunidade de apresentar e trocar experiências com mais de 13 municípios, não só com os do Sertão do São Francisco, mas também como Euclides da Cunha, Caém, Andorinha e Jaguarari que pertencem a outro Território. Quero agradecer a participação de todos e dizer que a partir de agora vamos realizar estas formações bimestral, buscando fortalecer e integrar os dirigentes municipais para construirmos juntos uma educação pública de qualidade na nossa região”, afirmou Lucinete.

A assessora de Planejamento da SEDUC, Lorene Rose falou sobre PME e sobre a formação do PAR, que ela participou no mês de julho. Os técnicos Lourdete Lopes e Carlisnã Guimarães explicaram sobre a importância do acompanhamento e inserção do Educacenso. Outro assunto abordado foi o Programa Novo Mais Educação, onde o coordenador Denio Macedo fez uma explanação das atividades e do Sistema CAED.  A diretora da Escola de Formação de Professores de Juazeiro (EFEJ), Cristine Hermenegildo apresentou aos secretários a nova proposta de formação, que será oferecida também para os educadores dos municípios do Território. Além dos técnicos da SEDUC, o encontro contou com a participação do Corpo de Bombeiros, que falou sobre a importância de um Plano de Segurança de Incêndio nas escolas, destacando que Juazeiro irá iniciar este trabalho.

Os secretários e técnico municipais agradeceram e parabenizaram a SEDUC de Juazeiro pela realização do Encontro. “O que está acontecendo nesse momento é algo histórico na nossa região. Uma secretária de Educação se interessar pela melhoria do setor nos 10 municípios do Território, e abrir as portas da secretaria de Juazeiro, juntamente com seus técnicos, para oferecer conhecimento e trocar experiências, demostrando assim a sua preocupação com a educação pública. Quero te parabenizar Lucinete por esta iniciativa tão importante”, avaliou a secretária de Educação de Sobradinho, Ducilene Soares.

A técnica de Sento Sé, Gisele de Oliveira parabenizou pela formação ter sido oferecida também para os técnicos. “Foi muito positivo o encontro, tivemos oportunidade e tirar as nossas dúvidas em relação ao Educacenso, ao PAR e também sobre a importância do PME para que os municípios tenham uma diretriz para melhorar a Educação”, pontou Gisele.

Participaram do evento os secretários municipais e técnicos da Educação dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, Euclides da Cunha, Caém, Jaguarari e Andorinha.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC