Home / Notícia / 2020: Ano Anísio Teixeira
CARAVANA ANíSIO TEIXEIRA CHEGA A CIDADE DE CAETITé, TERRA NATAL DO EDUCADOR
Publicação: 28/11/2019

A Caravana Anísio Teixeira chega à terra natal do educador baiano destaque internacionalmente por suas concepções emancipatórias de educação e depois de passar por Jequié e Vitória da Conquista, foi a vez de Caetité, receber a comitiva.

De acordo com a DME de Caetité, Iamara Junqueira, Coordenadora UNDIME no Território de Identidade Sertão Produtivo, representou o Presidente da UNDIME Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão na ação.

“A Caravana reativa em nós o desejo e a necessidade de continuarmos lutando pela educação pública de qualidade, e em meio há tantos desafios que estamos vivendo na atualidade, reforçar esse pleito, é muito importante”, destaca Iamara.

A programação foi iniciada no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com o 20º Encontro dos Conselhos de Educação da Bahia e também com mesas-redondas sobre temas que contextualizam o legado e as contribuições de Anísio para a Educação do país.

Edna Pereira, DME de Malhada de Pedras e Maria Aparecida, DME de Serra do Ramalho, que integram a Diretoria Executiva da UNDIME Bahia, dentre outros DME's, também e estiveram presentes.

Os filhos de Anísio Teixeira, Anna Christina Teixeira, ou Babi, como gosta de ser chamada, e Carlos Teixeira participaram do momento e se emocionaram com as homenagens ao seu pai.

“Quero que meu pai apareça bem como ele gostaria de aparecer, não sendo tipificado ou elogiado demais, pois ele era um homem de trabalho e dedicado ao que ele fazia. A vida dele foi lutar pela nação e pelas crianças brasileiras. Eu acho interessantíssima esta ideia da caravana. É uma homenagem do Governo da Bahia, e isso é muito importante”, disse Babi.

Carlos Teixeira também destacou o orgulho que sente do pai. “Eu, como filho, estou muito orgulhoso e muito satisfeito com esta homenagem, embora meu pai fosse avesso a homenagens. Mas uma homenagem como esta ele aceitaria de bom grado, porque atenderia aqueles princípios fundamentais dele de discutir no sentido de promover a troca de ideias”, salientou. 

O encerramento da primeira etapa da Caravana ocorreu na Casa Anísio Teixeira, onde a comitiva foi recebida pela fanfarra do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira e o descerramento da placa memorial da Caravana 2020 – Ano Anísio Teixeira durante ato oficial demarcatório em celebração aos 120 anos de Anísio Teixeira.