Home / Notícia / Destino Caetité
CARAVANA ANíSIO TEIXEIRA PASSA PELA UESB NA CIDADE DE VITóRIA DA CONQUISTA
Publicação: 28/11/2019

Nesta quinta-feira (28), a cidade de Vitória da conquista no Sudoeste baiano recebeu a Caravana Anísio Teixeira e na oportunidade, o DME – Dirigente Municipal de Educação de Cordeiros, Norislei Avelino, Coordenador do Fórum EducaSudoeste, representou a Undime na mesa de abertura, representando o Presidente da seccional Bahia, Williams Panfile Brandão.

No ano de 1900, nascia Anísio Spínola Teixeira, Baiano de Caetité, um dos responsáveis por trazer ao Brasil o conceito da Nova Escola, baseado na defesa de uma educação pública, laica e para todos.

Em destaque aos 120 anos do educador está sendo realizada uma programação de eventos, publicações, premiações, celebrações e outros atos públicos e, para dar início a esse cronograma, está acontecendo até esta sexta, 29, a Caravana Anísio Teixeira.

O reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, participou das mesas tanto em Jequié quanto em Vitória da Conquista. A discussão destacou a trajetória de quem foi, para ele, um dos intelectuais mais importantes do Brasil do século 20.

“Anísio Teixeira colocou sempre como prioridade de sua atuação a organização de sistemas públicos de educação, baseados em princípios elementares: como a educação como bem público, gratuito, universal, de qualidade, múltipla. E essa rede de atuação tinha que atingir todos os territórios, principalmente o interior”, destacou o reitor.