Home / Notícia / Percorrendo a Bahia
CARAVANA ANíSIO TEIXEIRA APORTA EM JEQUIé NO TERRITóRIO MéDIO RIO DE CONTAS
Publicação: 27/11/2019

A Caravana Anísio Teixeira chega ao Médio Rio de Contas nesta quarta-feira (27) e em Jequié no Auditório da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), DME’s – Dirigentes Municipais de Educação e demais profissionais da educação, participam da ação.

A Dirigente Municipal de Educação de Planaltino e Coordenadores do Educavale Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá representou o Presidente da Undime Bahia, Williams Panfile, na mesa de abertura para a recepção da Caravana   Anísio Teixeira, atividade alusiva ao projeto "2020 Ano de Anísio Teixeira".

A professora Sheila Transilo pontou  a importância da História do grande educador e todo o seu movimento para concretização de ideias, pautadas sempre na reflexão pela ação, constituiu um verdadeiro exemplo para nos educadores e consequentemente para a humanidade.

O Coordenador da Caravana Anísio Teixeira, Naomar Almeida Filho, indica que os propósitos emancipatórios anisianos precisam nortear a educação pública e ressalta que a iniciativa vai reacender o interesse pelo trabalho do educador que lutava pela educação de qualidade para todos.

A mesa-redonda “Anísio Teixeira: vida e obra”, sob a coordenação do reitor da UESB, Luiz Otávio de Magalhães, teve o tema exposto pelo filho de Anísio Teixeira, professor Carlos Teixeira; o reitor da UFBA, João Carlos Salles; e a professora Danúsia Cardoso Lago, do Instituto Multidisciplinar em Saúde do Campus Anísio Teixeira (IMS-UFBA) de Vitória da Conquista. Ainda no local, foi lançado o livro “Menino movimento”, de autoria de Sandra Santos e Denise Calasans, obra sobre a infância de Anísio Teixeira.

Neste primeiro momento, a Caravana ainda passará pelos municípios de Vitória da Conquista até chega a Caetité, cidade natal do educador.

No dia 12 de julho, data do 119º aniversário de nascimento de Anísio, aconteceu o lançamento do projeto Ano Anísio Teixeira em 2020, por meio da publicação do decreto governamental 19.132/2019 que nomeou uma Comissão Executiva para gestão de atividades em homenagem ao educador. A programação de atividades para o Ano Anísio Teixeira, proposta pela Comissão, consistirá em eventos, publicações, lançamentos, premiações, celebrações e outros atos públicos. 

Nascido em 1900, em Caetité, no interior da Bahia, Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) teve formação religiosa com educadores jesuítas. Ainda jovem, recém-graduado em Direito, foi convidado para ocupar um cargo que hoje equivale ao de secretário de Educação do Estado. Ele, então, se destaca como gestor público e, em menos de três anos, faz uma verdadeira revolução ao garantir acesso pleno ao Ensino Básico em Salvador. Anísio foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932.