Home / Notícia / Encontro de DMEs
EDUCAVALE REALIZA EM LAGEDO DO TABOCAL A SUA 59ª REUNIãO TERRITORIAL
Publicação: 05/09/2019

O Educavale Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Jiquiricá realizou nesta quinta-feira (05/09), no município de Lagedo do Tabocal uma reunião de trabalho com os Dirigentes Municipais de Educação, Técnicos Pedagógicos das Secretarias de Educação e Conselheiros Municipais.

A Reunião Territorial contou com a participação de 19 municípios do Vale: Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Laje, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Maracás, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra, Os municípios de Iramaia e Contendas do Sincorá participaram também da reunião.

O objetivo do encontro foi aprofundar as discussões sobre o processo de Implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a mesa de diálogo contou com a participação da Profa. Zuma Castro, Articuladora do Conviva e integrante da Equipe do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), que abordou os Percursos, Desafios e Perspectivas para a implementação da BNCC, e a Profa. Gilvânia da Conceição Nascimento, Coordenadora da UNCME Bahia, que trouxe uma discussão sobre a BNCC e o seu Processo de Normatização e Implementação no âmbito dos Sistemas Municipais de Educação, ainda neste processo de debate sobre a BNCC, os Municípios de Mutuípe, São Miguel e Ubaíra socializaram as experiências da Implementação da BNCC em seus Municípios.

Durante o encontro foi promovida uma oficina com os Conselheiros em Educação sobre o papel do Conselho Municipal de Educação no âmbito dos Sistemas Municipais de Educação por a Profa. Gilvânia da Conceição Nascimento.

A próxima reunião está agendada para dia 02 de outubro, no município de São Miguel das Matas, onde as Instituições de Ensino Superior (UESB, UEFS, UNEB, UFBA, UFRB e IF Baiano) e Secretaria da Educação do Estado da Bahia apresentarão a formalização de parcerias com os municípios do Vale do Jiquiriçá.