Home / Notícia / Ação Planejada
SECRETARIA ENCERRA ENCONTRO DE GESTORES TERRITORIAIS SOBRE FORMAçãO CONTINUADA
Publicação: 21/07/2019

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) encerrou, neste domingo (21), o IV Encontro de Dirigentes da Educação. A atividade, que reuniu desde sexta-feira (19) gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e tem como objetivo intensificar a agenda pedagógica da Secretaria nos 27 Territórios de Identidade.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, avaliou a importância do IV Encontro para as ações estratégicas do Governo do Estado na melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes na Bahia. "Temos que fortalecer os Núcleos para que possam trabalhar de forma integrada com a Secretaria. Para isso, estamos conseguindo manter uma agenda intensa de mobilização que prepara os gestores para atuarem com foco na qualificação do ensino nas escolas em suas regiões, e também para que adquiriram mais eficiência na gestão e adminstração dos Núcleos."

Nos três dias de atividades do IV Encontro de Dirigentes da Educação foram abordadas questões como: Educação à Distância e a Interface com a Educação Básica o e Ensino Superior; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Formação Indígena; a Educação Profissional em Debate: Novo Itinerário Formativo; Tecnologia e Educação: Avanços para o próximo ano letivo; Sistemas de Avaliação (SABE e SAEB); e o Planejamento como ferramenta indispensável à gestão da aprendizagem no âmbito do NTE.              

A pauta sobre o fortalecimento da aprendizagem na rede estadual por meio da formação de coordenadores pedagógicos e gestores escolares abriu o trabalho do dia. “Hoje foi o momento de trazer para os gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) uma devolutiva sobre os caminhos percorridos até o momento com a Formação Continuada. Trouxemos uma avaliação parcial, que nos deixa bastante animados para continuar o trabalho, mas também foi o momento de escutar como os gestores dos NTE se enxergam neste processo”, pontuou Cybele Amado, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC).

Para a diretora NTE 21 (Santo Antônio de Jesus), Patrícia D´Ávila, realizou um balanço da formação. "Sabemos do empenho da Secretaria da Educação para que essas formações sejam feitas e, mais do que isso, uma sensibilização para a tranformação da Educação no Estado da Bahia. E para a gente é fundamental esses encontros que tratam dos aspectos, desde o pedagógico até o administrativo, quando temos contato com todas as superintendências para orientar e apoiar a gestão do NTE em suas regiões", disse.

Segundo o diretor do NTE 24 (Paulo Afonso), Marcos Antônio Pires, as formações estão melhorando a relação dos Núcleos com as escolas. "Isso vem melhorando bastante a nossa prática de trabalho porque sentimos a confiança, principalmente pela presença efetiva do secretário, superitendentes e a equipe do IAT. E os encontros estão nos trazendo um conhecimento que proporciona uma experiência de integração, formação e gestão. Com certeza, vamos estar mais aptos para trabalhar na melhoria da aprendizagem de nosso alunos", destacou.

Neste domingo, os diretores dos NTE também puderam conhecer o trabalho que o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), órgão ligado à SEC, vem desenvolvendo com a TV Educativa da Bahia (TVE), na geração e produção de conteúdos sobre educação. "A ideia é, cada vez mais, estarmos incrementando conteúdos para professores, estudantes e famílias voltados para a educação. Estamos estabelecendo parcerias com o Canal Futura e redes internacionais para apresentar programas e desenhos de qualidade, além de termos a proposta de veicular os conteúdos produzidos pelo Instituto Anísio Teixeira. Queremos proporcionar que o estudante adquirira um conhecimento que o ajude na escola", desclarou o diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves.

Fonte: ascom SEC | Fotos: Marvin Kennedy Ascom/IA