Home / Notícia / Desfile Cívico
ESTUDANTES DE ELíSIO MEDRADO COMEMORAM 57 ANOS DE FUNDAçãO DA CIDADE
Publicação: 20/07/2019

No dia em que a cidade de Elísio Medrado comemora 57 anos de fundação, neste sábado (20), os estudantes do município realizaram um desfile para apresentar as características culturais da cidade. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, acompanhou as atividades alusivas à data e visitou a comunidade escolar do Colégio Estadual Democrático Rômulo Galvão.

Na passagem pela cidade, o secretário Jerônimo Rodrigues também dialogou com o prefeito Robson Souza e o secretário de Educação do município e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação na Bahia (UNDIME – BA), Willian Panfile, sobre o fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios, com o objetivo de fortalecer as aprendizagens e melhorar a educação.

“Nossa vinda aqui, hoje, além de celebrar o aniversário deste município importante para o Vale, aceitando o convite do prefeito, é uma demonstração da confiança e do fortalecimento da relação com a UNDIME, na pessoa do secretário e presidente da UNDIME Bahia, professor Panfile. É, naturalmente, uma oportunidade de prestigiar toda esta manifestação cultural apresentada pelas escolas do município de Elísio, demonstrando o que elas fazem durante todo o ano para que os estudantes possam valorizar aquilo que é iminentemente do município”, afirmou o secretário Jerônimo.

O prefeito Robson Souza falou sobre a importância do fortalecimento do regime de colaboração. “Todos andando no conjunto é muito importante. Queria agradecer o convite do secretário Jerônimo para a gente discutir melhorias para a nossa educação”. O secretário de Educação do município e presidente da UNDIME, Willian Panfile, também falou sobre este diálogo pela Educação na Bahia. “O secretário Jerônimo costuma dizer que ele não é o secretário da rede estadual de ensino, mas da Educação da Bahia. Então, é uma honra, no dia em que a nossa cidade completa 57 anos, ter a presença do nosso secretário aqui, vendo o que as escolas produziram e que foi planejado na Jornada Pedagógica, em fevereiro”, afirmou.

Depois de acompanhar o desfile das escolas municipais, o secretário Jerônimo se dirigiu ao Colégio Estadual Democrático Rômulo Galvão, onde foram apresentados alguns projetos desenvolvidos pela escola, como por exemplo os de arte e cultura, o Ciência na Escola e a Rádio Escolar, por meio da qual os estudantes realizam programas e entrevistas. Também foram passadas informações sobre a parceria do colégio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que ministra o curso técnico em Computação, Lógica e Programação nas instalações do colégio para 40 estudantes.

Ainda na escola, o secretário participou de um bate-papo com líderes de classe e com representantes do Colegiado Escolar, conhecendo experiências que integram a escola com a comunidade e aproximam as famílias do cotidiano escolar. A líder de classe Vitória Santos, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, falou sobre as suas expectativas. “Achei muito bom a vinda do secretário aqui para ele conhecer a realidade da nossa escola, que é muito boa e espero que fique ainda melhor a partir desta conversa que tivemos com ele”, afirmou.

Para o diretor do Colégio, Ivan Silva, receber o secretário Jerônimo Rodrigues, no dia do aniversário da cidade, é significativo, pois a unidade escolar tem uma relação de grande proximidade com a comunidade e com as famílias.

“O nosso colégio não é de tempo integral, mas funciona como se fosse. Os estudantes estudam de manhã e, no período da tarde, eles fazem várias atividades, como as modalidades dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) e o curso ministrado aqui pelo IFBA. A gente faz o melhor possível e tem uma relação muito forte com a cidade, por meio dos projetos que realiza. Nossa expectativa, com a visita do secretário Jerônimo aqui hoje, é a de que possamos melhorar ainda mais a nossa unidade escolar, principalmente na parte de infraestrutura, pois recebemos a nossa coordenadora pedagógica neste ano e isso melhorou muito a nossa parte pedagógica”, afirmou o diretor Ivan.

Fonte: Ascom Educação