Home / Notícia / Planejamento Compartilhado
EQUIPE DA BAHIA PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE 2º CICLO DA IMPLEMENTAçãO DA BNCC
Publicação: 26/06/2019

Nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de junho, quatro representantes do Estado da Bahia, participam de um encontro formativo, intitulado Vivência, Desafios do 2º Ciclo de Implementação da BNCC para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A abordagem permeia as principais pautas formativas e as possibilidades de formação presencial e a distância. Neste encontro participam as equipes ProBNCC da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Segundo a Coordenadora Estadual  da BNCC, representante da UNDIME, "nesse contexto importa pensar a formação dos profissionais da educação considerando as premissas da BNCC. Mas, sobretudo, considerado as diversidades, identidades e percurso sócio histórico do cotidiano escolar e das práticas pedagógicas desenvolvidas", afirmou Claudia Cristina Pinto Santos.

De acordo com a Articuladora UNDIME do Regime de Colaboração, "o primeiro dia de encontro foi muito produtivo, focamos no grande desafio de materializar as oportunidades  de aprendizagens que a BNCC propõe  nas salas de aula e para isso a formação continuada dos professores é  condição primordial”, ressalta Eronize Lima Souza.

“No que confere a esse processo formativo, defendemos que o regime de colaboração será fundamental para que a formação ocorra de forma equânime em todas as redes. E nesse sentido a Bahia tem buscado criar um fluxo formativo colaborativo legítimo com MEC, SEC e instituições parceiras,  que possa utilizar de ferramentas pedagógicas para  chegar aos 417 municípios, sobretudo pensando a realidade daqueles municípios com maior vulnerabidade social e econômica", ratifica Eronize.

Maria Júlia Lima, analista de gestão do ProBNCC, indica que “o evento está se mostrando repleto de aprendizados propiciados principalmente pela troca de experiências com outros estados”. Para ela, “discutir a formação de professores para implementação da BNCC é bastante desafiador, e este evento tem sido particularmente rico no que concerne a aproximação com a realidade do professor em sala de aula, através de vivências e práticas que tem como principal foco a aprendizagem do aluno”.

Jurema Brito, Coordenadora do Ensino Médio e representante da  SEC na ação, enfatiza que “o encontro está sendo bastante produtivo, pois possibilitou a oportunidade de partilhar com outros Estados e parceiros, o nosso percurso na implementação da BNCC, com todas as suas dores e delícias".

Jurema ainda acrescenta que “a programação do encontro está sendo muito bem planejada,  baseada na premissa das metodologias ativas, onde os participantes são coautores do processo da construção da aprendizagem”, afirmando que está sendo possível “discutir os planos de aula à luz das habilidades previstas na BNCC, indicando o que precisaremos ajustar na organização do planejamento do professor focado no desenvolvimento de habilidades e não estritamente nos conteúdos”.

“Acredito que essa metodologia seja muito interessante para trabalharmos com as equipes pedagógicas das escolas da Bahia, durante as formações previstas para o segundo semestre do ano em curso”, acrescenta Jurema.