Home / Notícia / Fórum de DMEs
DEZOITO MUNICíPIOS DO TERRITóRIO SERTãO PRODUTIVO SE REúNEM EM BRUMADO
Publicação: 27/05/2019

Nesta segunda-feira (27) os municípios de Caculé, Caetité, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guanambi, Ibiassucê, Ituaçú, Iuiú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Tanhaçú, Tanque Novo e Grajerú, que faz parte do Sudoeste Baiano, estiveram reunidos em Brumado, com o objetivo de discutirem questões relativas a educação municipal.

A anfitriã Edinéia Ataíde da Silva, Dirigente Municipal de Educação e Eduardo Vasconselos, prefeito municipal, recepcionaram os presentes explicitado experiências de 27 das 30 escolas de tempo integral da rede municipal de ensino.

Para Iamara Junqueira, DME de Caetité e Diretora da UNDIME no Território, o encontro foi bastante produtivo. “Foi um momento importante, tendo como principal objetivo fortalecer as relações estabelecidas entre os munícios que fazem parte do Território Sertão Produtivo, como também socializar as experiências vivenciadas em cada rede, buscando alinhar ações que possibilitem o melhor desenvolvimento educacional do território”.

Edna Pereira, DME de Malhada de Pedras e Suplente de Articulação Municipal da Diretoria Executiva da UNDIME Bahia, ressaltou a importância também dos Técnicos das Secretaria de Educação no encontro. “Essa participação amplia as discussões dos temas propostos e contribui para que as redes pensem sobre suas demandas e como lhe dar com cada uma delas, uma vez que quem fomenta estas discussões nos municípios são os técnicos das secretarias”.

Dentre as temáticas abordadas, os desafios da educação inclusiva, tendo como recorte a Educação Especial, BNCC e implementação do Currículo, desafios e consolidação da prática, com mediação de Telma Jaíne, Diretora do Centro de Educação Especial de Caetité e Zuma Castro, Articuladora Conviva na Bahia.

Durante o encontro foi definida a agenda para as reuniões territoriais durante o ano. Urandi em 08 de julho, Caculé, 30 de agosto, Tanque Novo em 18 de outubro e Guanambi em 06 de dezembro.

No final do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado de Brumado.