Home / Notícia / Ocupando Espaços
UNDIME TEM CADEIRA NO FORPROF E CONTRIBUI COM ENCAMINHAMENTOS EM REUNIãO
Publicação: 27/05/2019

Nesta segunda-feira (27), aconteceu na Sala 27 do IAT – Instituto Anísio Teixeira em Salvador, uma reunião do FORPROF - Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado.

Durante o encontro que contou com a participação de diversas instituições e entidades representativas, dentre elas a UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação, por meio da Professora Roberta Vasconcelos, DME de Ubaitaba.

O Secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues destacou o papel da UNDIME pela capilaridade que tem, para fornecer as informações sobre essa demanda e talvez esse seja o ponto principal para um novo planejamento.

“Precisamos cuidar da pauta da formação. Nossa expectativa é ter o fórum como parceiro e garantir que ele possa planejar, executar, monitorar e avaliar o processo de formação dirigido para o fortalecimento da aprendizagem e a melhoria da qualidade da educação no nosso Estado”, destaca.

A Professora Roberta, lembra que “essa é demanda é urgente, a proposta de revitalização do fórum se dá em um momento de incertezas sobretudo, em relação ao financiamento, mas se torna imprescindível assumir esse protagonismo, levando em consideração as metas 15 a 18 do Plano Estadual de Educação, bem como a resolução 02/2015”.

A UNDIME é parte integrante dessa comissão que já tem a próxima reunião agendada para o dia 14 de junho, no IAT e no dia 19 do mesmo mês, a pauta será apresentação do regimento atualizado, formação de grupo de trabalho e um plano estratégico.

“Excelente reunião, a importância da UNDIME nessa nova proposta do FORPROF tem tudo para se destacar positivamente”, acrescenta a Professora Roberta.

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estadoda Bahia (Forprof-BA), foi instituído por meio da Portaria MEC nº 883, de 16 de setembro de 2009, órgão colegiado, para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Parfor), instituída pelo Decreto MEC nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009.

Na Bahia, o Forprof-BA tem sua sede no Instituto Anísio Teixeira, Centro de Formação de Professores da Secretaria da Educação do Estado e tem por finalidade organizar - em regime de colaboração entre a União, o Estado e os Municípios da Bahia - a formação inicial e continuada de professores das escolas públicas.