Home / Notícia / Fortalecendo Parcerias
UNDIME, CONGEMAS E UNICEF PARTICIPAM DE EVENTO COLETIVAMENTE EM PORTO SEGURO
Publicação: 20/06/2017

O Presidente da Undime Nacional e Secretário Municipal da Educação de Alto Santo-Ce, Prof. Alessio Costa Lima, participou da Solenidade de abertura do XIX Encontro Nacional do Congemas (Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social), que acontece do dia 19 a 21 de junho, em Porto Seguro-Ba, tendo como tema "O Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso na Defesa dos Direitos e a Efetivação do SUAS".

Em seu pronunciamento o Prof. Alessio destaca a importância e a necessidade de um trabalho articulado e intersetorial entre a Undime e o Congemas que de fato venha a se efetivar em ações integradas entre as Secretarias de Educação e Secretarias de Assistência Social em todos os municípios brasileiros. "A intersetorialidade se apresenta com uma estratégia e um modelo de gestão imprescindível a superação dos nossos atuais desafios na instância municipal, por meio da racionalização e otimização dos esforços e dos recursos material, humanos e financeiros. O desenvolvimento de programas e projetos de forma articulada entre as várias Secretarias no município ampliam a efetividade e o alcance dos resultados pretendidos. Um exemplo claro da viabilidade concreta desta intersetorialidade é o Projeto Busca Ativa Escolar que se insere no bojo do Programa Fora da Escola Não Pode, uma iniciativa do Unicef em parceria com a UNDIME, Congemas e o Instituto Tim."

O Projeto Busca Ativa Escolar, que teve o seu comitê nacional recentemente instituído, em Brasília, será lançado oficialmente para conhecimento dos Profissionais da Assistência Social durante o segundo dia do evento que trabalhará especificamente a importância e os resultados de ações desenvolvidas de forma intersetorial. Por ocasião do XVI Fórum Nacional da UNDIME o referido programa será novamente lançado, desta feita para os Secretários Municipais de Educação.