Home / Notícia / XXI Encontro da UNCME
COORDENADORA ESTADUAL DO PROBNCC PELA UNDIME PARTICIPA DO XXI DA UNCME BAHIA
Publicação: 26/04/2019

Cerca de 200 municípios baianos estiveram presentes em Ilhéus no Território de Identidade Litoral Sul para participarem do XXI Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME).

O encontro aconteceu na quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, e debateu o tema, “Por uma escola inclusiva para todos (as) ”, fomentando as políticas públicas voltadas para a educação e o monitoramento participativo, com o objetivo de fortalecer a gestão democrática e os conselhos municipais de educação, e desmistificar, principalmente, a educação inclusiva.

A Coordenadora Estadual do ProBNCC pela UNDIME, Zuma Castro, participou do encontro e compartilhou da temática, “escola inclusiva, currículo transformador”, ressaltando que o currículo transformador, respeita as diferenças para alterar as realidades desiguais, sem negar acesso, aprendizagens, sucesso e humanidade.

Zuma ainda acrescentou que “um currículo transformador, tem, na sua concepção, a ideia de desnaturalizar as desigualdades, exigindo dos profissionais da educação, professores, gestores, coordenadores, um SER/FAZER Pedagógico transdisciplinar, capaz de construir formas de promover a equidade”.

Além do evento estadual, que aconteceu no Centro de Convenções, também foi realizado o 2º Seminário Estadual Projeto Saber Melhor, que contou com a participação da Dirigente Municipal de Educação, Eliane Oliveira.

A anfitriã, Eliane Oliveira, Dirigente Municipal de Educação de Ilhéus, falou dos desafios da pasta. “São enormes, mas, juntos, discutindo assuntos pertinentes, podemos transformar a vida de tantas crianças e jovens que dependem de nós”, disse Eliane.