Home / Notícia / Por Uma Escola Inclusiva
ILHéUS SEDIA ENTRE OS DIAS 25 E 26 DE ABRIL O XXI ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Publicação: 16/04/2019

O XXI Encontro Nacional da UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Seccional Bahia, será realizado em Ilhéus, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, situado à Avenida Soares Lopes, Centro, dias 25 e 26 de abril de 2019.

O evento tem como objetivo reunir conselheiros (as) municipais de educação de todos os municípios do Estado da Bahia, dirigentes municipais de educação e demais convidados (as), para a discussão e aprofundamento de questões básicas referentes à política educacional brasileira, e em especial aquelas relacionadas à gestão democrática da educação e o controle social das políticas educacionais.

Na defesa da educação como direito humano fundamental, extensivo a todos (as) cidadãos e cidadãs do país, a UNCME busca a qualificação permanente dos conselheiros (as) municipais de educação, em ações articuladas com instituições da sociedade civil, tendo em vista a garantia de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade social. A temática central deste ano será “Por Uma Escola Inclusiva Para Todos (as)”, incluindo quatro eixos estruturantes:

EIXO I: A escola inclusiva e o enfrentamento à exclusão escolar;

EIXO II: A escola inclusiva e o currículo transformador;

EIXO III: A escola inclusiva e o papel dos Conselhos de Educação;

EIXO IV: A Escola inclusiva e os Planos de Educação.

Inscrição e acesso ao Centro de Convenções:

As inscrições para o XXI Encontro Estadual da UNCME Bahia estão sendo realizadas diretamente pelo link https://forms.gle/4WPBmQwjB6AHnW2TA , no período de 25 de março a 17 de abril. É importante que todos (as) os (as) inscritos preencham corretamente a Ficha de Inscrição, para receberem a confirmação da inscrição. Estejam atentos, pois as vagas são limitadas. Quanto mais rápido fizerem as inscrições, melhor e mais seguro.

O acesso ao estacionamento do Centro de Convenções segue normas rígidas. É importante consultar a Coordenação em caso da necessidade de acesso das Caravanas Terrestres e àqueles (as) que se deslocam em carros próprios. Importante avisar com antecedência, para as devidas orientações. POR UMA ESCOLA INCLUSIVA PARA TODOS (AS)! Guia do Participante - XXI Encontro Estadual da UNCME Bahia 25 e 26 de abril de 2019.

Da Programação e realização das atividades:

As atividades do Encontro estarão pautadas na discussão do tema Central, dividido em quatro Eixos estruturantes, que abordarão temáticas específicas. Em todas as mesas haverá momento de interlocução com o público, com tempo destinado a perguntas. Haverá ainda uma oficina específica sobre “Monitoramento Participativo dos Planos”, que será realizado paralelamente, no mesmo local do evento, no dia 26.04 no turno matutino (para esta oficina são apenas 40 vagas e as inscrições somente estarão disponíveis no ato do credenciamento). Para ter acesso ao local do evento é indispensável a realização das inscrições e credenciamento no local do evento.

Da programação cultural:

Durante o evento, estão programados momentos de integração nos intervalos de almoço e final de tarde, com apresentações artísticas ligadas à cultura local.

Para os momentos livres (noite e dias anteriores ou posteriores ao evento), recomendamos entrar em contato diretamente com os hotéis para verificar a programação local, visando obter informações sobre opções seguras de lazer e entretenimento, além de recomendações sobre a agenda cultural de Ilhéus, no período do evento.

Enquanto cidade turística, Ilhéus possui opções de lazer, como praias, teatros, bares, restaurantes e passeios históricos que podem ser usufruídos pelo participante, desde que o mesmo esteja devidamente informado por agente autorizado local (guias e orientações oficiais disponibilizadas pelos hotéis ou pelo órgão oficial de Turismo).

Sobre a estrutura dos Hotéis para hospedagem: Visando orientar os participantes, a Comissão Organizadora selecionou alguns hotéis de referência, em locais mais próximos ao evento, de modo a facilitar o deslocamento dos participantes para o evento. É importante que cada participante, ao entrar em contato com o Hotel se assegure que o mesmo atende ao seu perfil e às suas demandas (preço, atendimento e localização). A responsabilidade pela escolha é de caráter individual. Por este motivo, orientamos ainda, pesquisar na internet, além destas, outras opções possíveis. Neste sentido, é importante que todos se desloquem das suas cidades de origem com hotéis previamente definidos, evitando transtornos de última hora.