Home / Notícia / Abertura Oficial
PRESIDENTE DA UNDIME BAHIA Dá BOAS VINDAS AOS DIRIGENTES MUNICIPAIS NO XVIII FóRUM
Publicação: 10/04/2019

Na noite desta quarta-feira (10) o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Seccional Bahia fez pensei pronunciamento na mesa de abertura do XVIII Fórum Estadual que segue até sexta-feira (12) no Hotel Fiesta em Salvador.

Confira o discurso:

“É com o coração cheio de alegria e a leveza da consciência pelo dever cumprido que, oficialmente, damos por iniciado o 18º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Bahia. 

A alegria que transborda do coração vem da presença de mais de 230 municípios da nossa Bahia é mais de 600 participantes, liderados por gestores comprometidos com a melhoria da qualidade social da educação pública em seus territórios.

A alegria é também causada pela presença do Secretário Estadual de Educação  do Estado que  participa conosco desse momento, pelas presenças das demais autoridades.

Alegria, ainda, causada pela presença e apoio dos nossos parceiros. A leveza e a paz na consciência vem da certeza de ter, até aqui, zelado pela Missão da Undime que é a de Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Não medimos esforços para fazer a informação e a formação, chegar a cada um dos dirigentes e suas equipe, não medimos esforços para adentrar os mais longínquos Territórios, por meio de ações coletivas cujo foco era a melhoria da qualidade da educação e o enfrentamento das adversidades.

Realizamos dois Itinerários Formativos, o primeiro em UNA e o segundo em PAULO AFONSO, chegamos em 80% de todo estado da Bahia, por meio dos nossos Encontros Territoriais de Dirigentes Municipais de Educação.

Promovemos encontros em parceria com o UPB, Fórum Estadual de Educação, UNCME, Conselho Estadual de Educação, Comitê Territorial de Educação Integral e Integrada, sempre mantendo o diálogo com a Secretaria da Educação e o Ministério da Educação, fomentando a exequidade do Regime de Colaboração.

Ter pernas para percorrer por esta imensa Bahia e ainda participar ativamente das várias reuniões em Brasília e São Paulo, só foi possível graças ao empenho de toda nossa equipe, Diretoria Executiva, Diretoria Ampliada, Conselho de Representantes, Coordenadores Territoriais, nossos representantes em cada ação que a UNDIME participa e a vocês DME’s que são nossa razão de existir.

E, hoje estamos aqui para mais uma pauta de trabalho formativo, pois assim, entendemos o tempo e o espaço do Fórum.

Por essa razão, a pauta traz oficinas e plenárias abordando temas que estão na roda da gestão da educação pública e que são relevantes para o atual momento histórico.  

Esperamos que o Fórum nos sirva de espaço solidário, aberto, democrático para o debate e a reflexão das principais questões que nos envolvem cotidianamente no chão dos municípios.

Desejamos que o esforço de cada uma das equipes dos municípios aqui presentes mobilize a nós mesmos e nossos representantes políticos de modo que possamos, de forma coletiva e colaborativa, agir em favor do direito à educação de qualidade social”.

>>>>> Veja as Fotos

Foto: Magno Bastos - UNDIME Bahia