Home / Notícia / Fortalecendo os Territórios
COORDENADORA UNDIME PARTICIPA DE ENCONTRO COM PREFEITOS NO TERRITóRIO IRECê
Publicação: 02/04/2019

Nesta terça-feira (02), a UNDIME esteve presente em Irecê num encontro territorial promovido pela Associação dos Municípios da Macrorregião de Irecê (Unipi), no Centro de Convenções Copa 70.

A DME - Dirigente Municipal de Educação de América Dourado, Acácia Barbosa, Coordenadora da UNDIME no Território participou do encontro representando a Seccional Bahia. Os outros DME's do Território também estiveram presentes.

“A gestão financeira é muito importante para que existam efetivamente melhoras na educação pública ministrada nos municípios, por isso precisamos sempre chamar atenção dos prefeitos que eles também precisam ocupar o lugar de gestores da educação”, destaca a DME Acácia Barbosa.

Ela ainda acrescenta que “meninos e meninas matriculados e matriculadas nas escolas públicas, são de responsabilidade dos gestores municipais também, que integram esse conjunto de atores responsáveis pelo conjunto de ações educativas desenvolvidas nos municípios e no território”.

“Nós apresentamos os índices revelados através do SAEB e ANA, que nos indicam a necessidade de fazermos mais investimentos em nossas redes, partindo do pressuposto que precisamos de um plano estratégico, específico para o Território de Irecê e que esse projeto precisa considerar alguns aspectos como foco na aprendizagem, consciência e práticas de rede, compromisso ético dos profissionais, entendendo o valor social da educação”, acrescenta.

A Professora Acácia ainda ressalta que os gestores públicos precisam conhecer suas redes. “Os prefeitos às vezes sabem a nota do IDEB, mas não sabem como anda a proficiência e o fluxo de sua rede e mesmo sabendo que é um tema polêmico, mas que precisa ser debatido, além do reordenamento de rede, de forma que nem o estudante nem o professor sofra prejuízo”.

Outras autoridades também participaram do encontro, como o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, que de acordo com Acácia, validou a fala da UNDIME e que se comprometeu agendar encontro para tratar destas questões.

O Professor Clendson Rodrigues Barreto, Diretor do NTE 01 em Irecê, também esteve no encontro representado a Secretaria da Educação do Estado, representado o Secretário Jerônimo Rodrigues.