Home / Notícia / Discentralizando
DIRETORIA AMPLIADA DA UNDIME SE REúNE NESTA QUARTA-FEIRA EM VITóRIA DA CONQUISTA
Publicação: 20/03/2019

Nesta quarta-feira (20) os representantes da Diretoria Ampliada da UNDIME - União dos Dirigentes Municipais de Educação, se reuniram em Vitória da Conquista para discutir diversas pautas inerentes à educação municipal.

Durante a abertura do encontro, os DME’s - Dirigentes Municipais de Educação apresentaram seus anseios sobre o encontro, que dentre outros pontos de discussão, está a programação do Fórum Estadual da UNDIME.

Para a professora Edna Pereira, de Malhada de Pedras, Território Sertão Produtivo, a UNDIME tem se fortalecido cotidianamente em decorrência dos encontros territoriais. “Nossos encontros em 2019 já retomaram e estamos nos aproximando das universidades, além de dar continuidade aos pleitos pontuais”.

A DME de Andaraí, Território Chapada Diamantina, Isa Bacelar, ratifica que os desafios são crescentes em detrimento do fazer de cada município. “Estamos constantemente nos reunindo territorialmente e percebemos o quão importante são estes encontros para o fortalecimento das ações desenvolvidas em nossos municípios”.

Norislei Avelino, DME de Cordeiros, enfatiza a necessidade do MEC se posicionar com relação a continuidade das políticas públicas. “Não sabemos por exemplo como serão tratadas as políticas educacionais da SASE, por isso precisamos tencionar o Ministério quanto a estas e outras respostas”.

Soelma Silva, de Una, Litoral Sul, lembrou dos desafios enfrentados atualmente com a gestão plena de recursos. “Em nosso município, o que tem nos preocupado mais é gestão plena, pois toda gestão financeira parte da secretaria. A UNDIME está sendo um porto seguro neste momento” ressalta.

De acordo com Roberta Carneiro, DME de Ubaitaba, o encontro para ela é a possibilidade de buscar respostas para diversos pleitos. “Estamos com muitas demandas nos nossos municípios e muitas delas sem respostas do Governo Federal e aqui neste encontro, além das pautas pré-estabelecidas, temos o anseio de sanar algumas dúvidas”.

Maria Aparecida, de Serra do Ramalho, Território Velho Chico, a UNDIME está presente em todo território do estado e este momento precisa ser valorizado. “Mesmo enfrentando diversas dificuldades no âmbito da educação municipal, nós estamos buscando aporte neste momentos que nos fortalecem”.

A representante do Território Litoral Norte e Agreste Baiano, Cristina Matos de Acajutiba, “a Coordenação da UNDIME no Território, surgiu derrepente pra mim, mas a união do grupo tem me fortalecido para dar continuidade aos trabalhos no município e territorialmente”.

A DME de América Dourado, Território Irecê, Acácia Barbosa, o olhar da UNDIME para com as políticas públicas educacionais, está noutro momento e positivamente está fortalecendo os municípios. “Sou nova enquanto Coordenadora de Território, mas percebi que estamos todos sendo bem orientados e articulados”.

Representando o DME de Vitória da Conquista, Esmeraldino Correia, que não pode está presente, Emília Guimarães, ratifica a importância do encontro. “Recebemos a UNDIME em nosso município mais uma vez e nos colocamos a inteira disposição para a fomentação das políticas públicas educacionais”, salientando que o Dirigente Esmeraldino está numa reunião, o que o impossibilitou de participar do encontro.

O Técnico da Secretaria Municipal de Educação de Caraíbas, Ricardo Amorim, participa do encontro representando a DME Cristiane da Silva Santos.

As atividades são conduzidas por Williams Panfile Brandão, DME de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Bahia e Zuma Castro, Articuladora Conviva no estado.

Pontos de pauta:

1. Definição/Aprovação da pauta do XVIII Fórum Estadual da Seccional Bahia;

2. Prévia da prestação de contas da Gestão 2017/2019;

3. Relação Undime/Secretaria de Educação do Estado da Bahia e o Regime de Colaboração;

4. Os caminhos e encaminhamentos da Política de Currículo no Estado da Bahia em Regime de Colaboração e o processo de Normatização;

5. Ações da Plataforma Conviva como possibilidades de melhoria da gestão municipal: Implantação do Currículo, Projeto Político Pedagógico e Ação de Reconhecimento.

>>>>> Veja as Fotos

Foto: Magno Bastos - UNDIME Bahia