Home / Notícia / Serão Produtivo
DIRIGENTES MUNICIPAIS DISCUTEM PAUTA EXTENSA NA SEDE DO NTE 13 NA CIDADE DE CAETITé
Publicação: 13/03/2019

Nesta quarta-feira (13) a UNDIME Bahia, sob a Coordenação da Professora Edna Pereira Dirigente Municipal de Educação de Malhada de Pedras, promoveu um encontro com DME’s da região do Território Sertão Produtivo na sede do NTE 13 na cidade de Caetité.

“Discutimos a situação do transporte escolar e o cumprimento da orientação do ministério público sobre o processo de licitação e contratação, além das dificuldades que o município encontra para cumprir, entretanto a medida visa uma melhor qualidade dos serviços ofertados aos educandos”, destaca a Professora Edna, ao explicar sobre a pauta do encontro.

Ela ainda acrescentou que “as dificuldades financeiras que os municípios estão tendo para cumprir o plano de carreira e o pagamento do piso devido à baixa arrecadação e valor aluno incompatível com as despesas”, foi outro ponto das discussões.

O crescimento dos IDEB nas escolas e município, fruto de um trabalho articulado e um aumento no aprendizado, com avanço substancial na proficiência com necessidade de “manter o foco para permanecer com os índices alcançados, ou subir ainda mais, pois nosso território teve um grande avanço nos últimos tempos”, salienta.

Dentre outros itens na pauta das discussões, a necessidade das secretarias proporcionar momentos de  formação continuada e estudos  nos ACS para construção coletiva do currículo municipal, baseados na BNCC e currículo Bahia, a importância da Plataforma Conviva, tanto para estudos e formação, quanto na utilização de um banco de dados ao alcance dos municípios e a importância da UNDIME e a contribuição da anuidade, além da ratificação do Fórum Estadual que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de abril e a representação UNDIME no Território (biênio 2019/2020).

Estiveram presentes representantes dos municípios de Malhada de Pedras, Caetité, Tanque Novo, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Urandi, Ibiassucê, Lagoa Real, Ituaçu, Caculé e Guanambi.