Home / Notícia / Encontro em Jequié
DMES DO MéDIO RIO DE CONTAS SE REúNEM EM JEQUIé PARA ENCONTRO FORMATIVO
Publicação: 13/03/2019

Nesta quarta-feira (13) a UNDIME/Conviva realizam em Jequié no Território Médio Rio de Contas um Encontro Territorial contemplando todos os municípios do território. O evento acontece na Secretaria de Educação.

A DME - Dirigente Municipal de Educação de Jequié, Graça Bispo, deu boas vindas aos participantes desejando um encontro proveitoso. “Sejam todos bem vindos e vamos aproveitar ao máximo as presenças do nosso presidente Williams e de Zuma para que possamos voltar com algumas dúvidas sanadas e tantos outros desafios, entendendo que na nossa função de Dirigentes Municipais não cabe a desesperança”.

A Pauta do Encontro Formativo, terá como base o estudo da BNCC e a atualização do PPP das Escolas para que possam receber o novo Currículo, tudo isso no contexto da Plataforma Conviva Educação.

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, na sua fala inicial, ao lado da anfitriã, a DME Graça Bispo, ele enfatizou a necessidade de se propor ao novo decorrente da dinâmica e da dialética da educação nos municípios.

“Sempre que saímos dos nossos municípios, carregamos conosco as demandas e em meio a eles, precisamos também nos atentar para os desafios territoriais, estadual e até mesmo nacional, e por isso estamos aqui hoje para fortalecer os municípios, por meio do encontro territorial”, ressalta.

Ele ainda acrescenta que no mês de abril haverá o Fórum Estadual da UNDIME Bahia e a presença dos municípios será importante para este fortalecimento das ações desenvolvidas.

A Articuladora do Conviva na Bahia, Zuma Castro, discorre para educadores do território Médio Rio de Contas em Jequié, sobre o estudo da BNCC e a atualização do PPP das Escolas para que possam receber o novo Currículo, tudo isso no contexto da Plataforma Conviva Educação.

Para Zuma a utilização da Plataforma Conviva proporciona eficácia na gestão pedagógica e administrativa das redes municipais de ensino. “A plataforma surgiu com o objetivo de ser um aporte para que as secretarias de educação possam otimizar suas atividades com foco no planejamento”.

Durante o diálogo com Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos das Secretarias, Zuma ratifica a necessidade de manter o foco do planejamento das ações da educação municipal, à luz do Plano Municipal de Educação.

“Toda política educacional deve ser de estado para que tenhamos a continuidade. O lançamento dos dados dos municípios na plataforma que é segura e confidencial é a alternativa para que estas políticas não se percam”, destaca.

Na tarde, Williams Panfile Brandão, se reuniu com os DME’s que participavam

Do encontro e falou sobre o diálogo mantido com a Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de fortalecer o regime de colaboração. “Já realizamos três reuniões com o Secretário Jeronimo Rodrigues que e nossos pleitos são sempre voltados para o fortalecimento da educação nos municípios”, destaca.

O Professor Williams lembrou da realização do Fórum Estadual que está marcado para os dias 10, 11 e 13 de abril. “Este é o momento de apresentarmos o que estamos pensando e temos planejado para o nosso Fórum e ouvirmos o que eles têm de demandas para que na medida possível, possamos ir até sendo, inclusive com oficinas no Fórum”.

A DME de Itajibá, Patrícia Nascimento Miranda, o principal fato a destacar ao levar em consideração o Fórum do ano passado é o local onde será realizado. “O número de participantes é muito grande e precisamos de um espaço maior para acomodar confortavelmente os participantes”.

“Acreditamos que assim como no ano passado, o Fórum este ano será mais uma vez de casa cheia em detrimento do trabalho que estamos realiza do juntos aos territórios e por isso uma dos cuidados da UNDIME é com o local”, acrescenta Williams.

Para o DME de Ibirataia, Linsmar Pereira dos Santos, a UNDIME está no caminho certo com a nova gestão. “Assumi a secretaria de educação em 2017 e antes disso na condição de coordenador pedagógico da rede, já ouvia falar na UNDIME acompanhamos crescimento desta instituição”.

>>>>> Veja as Fotos

Foto: Magno Bastos - UNDIME Bahia