Home / Notícia / Política Pública
UNDIME MANTéM DIáLOGOS CONSTANTES DE FOMENTO A POLíTICA DE EDUCAçãO INTEGRAL
Publicação: 07/03/2019

A União dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Bahia na gestão do Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, o professor Williams Panfile Brandão e demais integrantes da Diretoria, tem se debruçado, cotidianamente, em fomentar políticas educacionais que atendam ás demandas dos municípios e da contemporaneidade.

Uma das pautas que nunca esteve de fora dos encontros formativos nos Territórios, foi a Educação Integral Integrada, conforme destaca o Professor Williams. “Na rede municipal de Elísio Medrado, depois que assumi a Secretaria de educação, implantamos uma escola de tempo integral, e não podia deixar de falar dessa experiência exitosa e por isso sempre apoiamos todas as iniciativas inerentes a ela”.

Em 12 de dezembro do ano passado, aconteceu um encontro na Secretaria da Educação de Catu de fomento sobre as concepções à cerca da Educação Integral e o Presidente da UNDIME Bahia esteve presente com o objetivo buscar informações sobre a possibilidade da ampliação do Projeto desenvolvido pela Fundação SM - Educação Integral na Prática que até então contempla, apenas nove municípios baianos.

Por se tratar de uma proposta de política educacional que implica necessariamente um modelo de gestão integrada que apoie a implementação de estratégias de referência em três frentes, currículo e ambiente escolar, programa de formação e proposta de avaliação, precisam ser cuidadas, acompanhadas, cotidianamente e, por conseguinte, serem exercitados.

Na oportunidade, a professora Maria Pilar Lacerda falou sobre as concepções da educação integral no contexto do NAMEI, lembrando que alguns preceitos precisam ser ampliados na sua discussão e concepção.

“Não estamos falando somente de mais tempo, estamos falando de uma concepção que enxerga os estudantes como um ser humano em suas várias dimensões”, destacou a Professora Pilar, na oportunidade da formação que inclusive contou com a participação do Conviva.

Equidade: reconhecimento do direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diversificadas, a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes.

Inclusão: reconhecimento da singularidade e diversidade dos sujeitos, a partir da construção de projetos educativos pertinentes para todos e todas.

Sustentabilidade: compromisso com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e se pratica.

Contemporaneidade: compromisso com as demandas do século XXI, com foco na formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo.

Antes deste encontro, a UNDIME participou de Encontros Territoriais do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e Integrada em Malhada de Pedras e Entre Rios, além de ser parceira do Comitê na realização do Congresso Baiano de Educação Integral que aconteceu na UFBA e contou com a presença na palestra de abertura da professora Doutora Jaqueline Moll, uma das principais referências sobre a Educação integral no país.

A discussão à cerca da Educação Integral é tão importante, que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, promoveu um encontro, na quinta-feira (28), com representantes de várias instituições para discutir ações estratégicas sobre a temática com a especialista em Educação da Fundação Lemann, Cleuza Repulho.

Segundo o secretário Jerônimo Rodrigues, a troca de experiências com os especialistas e demais técnicos participantes se dará de forma articulada em outros encontros, tendo como base as orientações e sugestões propostas pelo governador Rui Costa.

Participaram da reunião, o subsecretário Danilo Souza, o assessor especial da secretaria da Educação, Nildon Pitombo, a especialista em Educação da Fundação Santa Maria, Pilar Lacerda, a especialista em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Beatriz Goulart, o professor e ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif e a diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado.

>>>>> Secretaria discute melhoria da aprendizagem com especialistas em Educação http://institucional.educacao.ba.gov.br/…/secretaria-discut…

Foto: Magno Bastos - UNDIME Bahia