Conviva Educação já podem importa...">
Home / Notícia / Gestão Educacional
SECRETARIAS DE EDUCAçãO PODEM IMPORTAR DADOS DO EDUCACENSO PARA O CONVIVA
Publicação: 13/02/2019

As secretarias de educação que utilizam o Conviva Educação já podem importar os dados do Censo Escolar 2018. A prática permite que as equipes tenham os dados oficiais em uma única plataforma, integrando informações referentes à primeira etapa do Censo, Matrícula Inicial, nas ferramentas dedicada a dados dos Estudantes, Profissionais, Escolas e Matrículas.

Além de possibilitar análises de acordo com o contexto de cada município, a sintetização dos dados em um único ambiente possibilita que equipes das secretarias trabalhem em apenas uma base de dados, sem divergências, facilitando a gestão. Outro ponto positivo é que as evidências muitas vezes deixam claros problemas antes não perceptíveis. Nesses casos, a equipe do Conviva recomenda que, ao identificá-los, os gestores e equipes planejem as próximas ações a fim de solucioná-los.

Como fazer a importação?

O Conviva Educação preparou um passo a passo com todos os detalhes sobre como realizar a importação dos dados oficiais para a plataforma. Confira aqui.

Entretanto, vale lembrar que os prazos de exportação no sistema Educacenso e o de importação para o Conviva são diferentes.

O prazo para exportação da planilha no sistema do Educacenso vai até 20 de março e depois o sistema fica aberto e permite que essa ação seja realizada entre 1º e 15 de abril.

Entre 13 de fevereiro e 28 de maio, as secretarias de educação podem realizar a importação dos dados do Educacenso para o Conviva.

Censo Escolar

A coleta de dados do Censo Escolar tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

O Módulo Situação do Aluno, que corresponde à segunda etapa do Censo Escolar 2018, começou no dia 4 de fevereiro e vai até 20 de março. Os dados declarados neste módulo são referentes ao final do ano letivo de 2018 e devem ter como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola: ficha de matrícula; diário de classe; livro de frequência; sistemas eletrônicos de acompanhamento; entre outros.

Fonte: Undime com informações do Conviva Educação