Home / Notícia / Gestão Democrática
MEMBROS DE COLEGIADOS ESCOLARES SãO EMPOSSADOS NO SUL DO ESTADO, EM ITABUNA
Publicação: 13/06/2017

O Núcleo Territorial de Educação de Itabuna (NTE-05), realizou, nesta segunda-feira (12), no auditório do Colégio Estadual Sesquicentenário – CISO, a posse coletiva de membros dos colegiados escolares eleitos nas unidades da rede estadual de ensino localizadas no município. São representantes dos estudantes, professores, funcionários, pais, mães ou responsáveis que passam a ter um papel de destaque na gestão, podendo dar sugestões, acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas das escolas

Segundo a diretora do NTE, Josefina Castro, a iniciativa é essencial para a gestão participativa nas escolas. “Este é um processo de construção coletiva entre todos os segmentos envolvidos principalmente a família, que também tem um papel fundamental na formação do estudante”, destaca.

Eleito representante do segmento pais, José Silva Bispo, pai da estudante Rebeca Bispo, que cursa o 6º ano, no Colégio CISO, conta que está animado para colaborar com a gestão. “Agora estarei mais envolvido na escola, interagindo melhor com os gestores e professores para poder contribuir com sugestões e críticas”, afirma.

Para a assistente administrativo, Ronei Maria da Silva, que trabalha no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II, representar o segmento funcionário faz parte do processo de inclusão. “Ser reconhecida como um membro do colegiado é muito bom porque vou poder participar da gestão da escola e ajudar nas decisões com outras pessoas”, diz entusiasmada.

As posses dos colegiados estão ocorrendo em todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Nesta terça-feira (13) será realiza a posse coletiva do município de Ilhéus, que também integra o Núcleo de Itabuna. O evento acontece às 8h30, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.