Home / Notícia / Fortalecendo a Política
UNDIME PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE EDUCAçãO INTEGRAL NO MUNICíPIO DE CATU
Publicação: 12/12/2018

Aconteceu nesta quarta-feira (12) um encontro na Secretaria da Educação de Catu de fomento sobre as concepções à cerca da educação integral.

Essa é uma proposta de política educacional que implica necessariamente um modelo de gestão integrada que apoie a implementação de estratégias de referência em três frentes.

Currículo e ambiente escolar, programa de formação e proposta de avaliação, precisam ser atentadas cotidianamente e por conseguinte serem exercitados.

Esses elementos são estruturantes dessa concepção, funcionando como propulsores do processo de transformação da rede, que essencialmente, tem como foco a garantia dos princípios constitucionais para Educação e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Na abertura do encontro, a Dirigente Municipal de Educação de Catu, a Professora Ana Teixeira, deu boas-vindas aos presentes e ressaltou a necessidade de ampliar a discussão dessa política pública crescente nos municípios.

“Esse é um momento especial, pois, nós desenvolvemos já algumas experiências em nossa rede e acrescentaremos a ela os fazeres dos municípios aqui presentes”, destaca Ana Teixeira.

A professora Maria Pilar Lacerda falou sobre as concepções da educação integral no contexto do NAMEI.

Participam do encontro alguns municípios convidados que já estão realizando nas redes públicas municipais as discussões e implementação desta nova forma de conceber esse novo conceito educacional.

Ela lembra que alguns preceitos precisam ser ampliados na sua discussão e concepção.

Equidade: reconhecimento do direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diversificadas, a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes.
Inclusão: reconhecimento da singularidade e diversidade dos sujeitos, a partir da construção de projetos educativos pertinentes para todos e todas.
Sustentabilidade: compromisso com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e se pratica.
Contemporaneidade: compromisso com as demandas do séc XXI, com foco na formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo.

A Articuladora do Conviva na Bahia, Zuma Castro, apresentou para a plataforma Conviva, enfatizando a aplicabilidade da ferramenta para a gestão pedagógica e administrativa das secretarias.

“Está é uma excelente ferramenta de gestão para a educação pública municipal. Nela você encontra informação de áreas, que vão desde a alimentação escolar, o transporte, gestão financeira dentre outras”, destaca Zuma.

Ela ainda acrescentou que essencialmente a plataforma fortalece o planejamento da gestão. “Além de segura, a plataforma Conviva tem de forma organizada, o que o gestor precisa na palma da mão, no celular, podendo acessar de qualquer lugar”.

O Conviva Educação é uma iniciativa da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com outros treze institutos e fundações e conta com o apoio do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).

>>>>> Veja as Fotos do Encontro

Foto: Magno Bastos - UNDIME Bahia