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UNDIME FECHA 2018 COM UMA PARCERIA COM FERRAZ EVENTOS E TREINAMENTOS
Publicação: 11/12/2018

O momento histórico nos convoca a buscar, cada vez mais, o conhecimento. O tempo é de implementar um novo modelo de educação à Luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, uma equipe técnica empoderada e capacitada à frente das ações Pedagógicas da rede é mais que uma necessidade é uma exigência.

A Undime, através da parceria com a FERRAZ Eventos e Treinamentos organizou nesta terça-feira (11) a 1ª Pré Jornada Pedagógica que aconteceu no Auditório da UPB no Centro Administrativo da Bahia em Salvador com abertura motivacional de Joval Lacerda.

A primeira palestra da Pré Jornada da UNDIME aconteceu sob a mediação de Vinícius Freaza. Ele abordo a avaliação dando destaque para as questões específicas de cada rede municipal e as avaliações que acontecem em nível nacional.

“Precisamos ter um olhar diferenciado para as nossas avaliações, elas são muito importantes e indicam o de estamos e precisam projetar o de desejamos chegar”, ressaltou Vinícius.

Ele ainda acrescentou que ao avaliar, não se percebe apenas o resultado que o aluno obteve, mas essencialmente o da escola.

A segunda palestra abordou um tema intrínseco ao processo educacional que é pensar o ensino e as práticas, através das competências e habilidades.

Jane Haddad, ressaltou que o bom profissional precisa ter um olhar ampliado de forma que perceba a as especificidades. “A educação precisa trabalhar com coerência as relações interpessoais que existem no ambiente escolar, compreendendo que a educação é uma causa de nossas mudanças e transformações sociais”, destaca.

“Não sabemos tudo, a escola é a etimologia do afeto, aquilo que afeta o outro naquilo que ele tem de melhor, com base na saúde mental, inteligência e saber fazer escolhas”, acrescenta.

Durante a tarde, a Professora Regina Shudo, palestrou sobre a Construção de um programa curricular de acordo com Base Nacional Comum Curricular.

Ela ressaltou que as aulas ministradas nas escolas atualmente, sobretudo, nas séries iniciais, precisam melhor muito para dar conta daquilo que é no mínimo necessário para que tenhamos as melhorias na educação.

“Os estudos hoje apontam que as crianças que recebem mais condições educacionais, elas serão bem suspendidas em diversas outras áreas”, enfatiza a professora Regina.

Um fato que ela chamou bastante atenção, foi o tratamento dado a educação infantil nas creches, onde segundo ela existe um amontoado de crianças, produzindo gerações futuras incapazes de terem iniciativas.

A última palestra do dia e a segunda da tarde, debateu o tema, Liderança e Gestão Educacional, sob a responsabilidade do Professor Júlio Furtado.

Ele indicou a necessidade dos Dirigentes Municipais de Educação compreender a ter a capacidade de liderar, gerenciar e gerir.

“O gestor educacional precisa gerir recursos, processos e projetos, resultados, dentre outras atribuições”, destaca Júlio.

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