Home / Notícia / Gestão de Responsabilidades
VICE-PRESIDENTE DA UNDIME PARTICIPA DO II SEMINáRIO NACIONAL EDUCAçãO é DA NOSSA CONTA
Publicação: 06/12/2018

A Dirigente Municipal de Educação de Conceição do Coité e Vice-Presidente da UNDIME Bahia, Professora Perpétua Boaventura, participou do II Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, promovido pelo TCE e TCM.

O evento teve o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Bahia e otimizar os recursos públicos aplicados pelos municípios e pelo Estado, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).

O seminário foi organizado em duas mesas, sendo a primeira destinada à discussão do Plano Nacional de Educação (PNE) e a segunda ao Controle Externo da Educação.

A conferência de abertura, teve como tema “O regime de colaboração e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, realizada pelo professor Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna.

À tarde o tema a ser debatido foi sobre “Os Tribunais de Contas e o Direito Fundamental à Educação”, a partir de palestra do conselheiro Cezar Miola, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade também foi apresentado o Índice de Performance da Educação nos Municípios do Estado da Bahia, que foi criado a partir de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e que irá orientar ações no sentido de melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas municipais.

Foi lançado também, o aplicativo “Na Ponta do Lápis-Bahia”, ferramenta de apoio à gestão pública e a avaliação da posição da Bahia em relação ao Brasil e ao Nordeste, segundo os dados PNE.