Home / Experiência / Espaço Virtual e Coletivo
COMPARTILHANDO EXPERIêNCIAS E FORTALECENDO AS AçõES EDUCATIVAS NOS MUNICíPIOS DA BAHIA
Publicação: 22/06/2017

É com grande satisfação que Elísio Medrado ocupa o espaço virtual e coletivo da Undime/BA - Experiências Compartilhadas - para socializar sua experiência com a gestão do Plano Municipal de Educação.

Entendemos que o objetivo deste espaço é, realmente, trazer ao debate as atividades desenvolvidas no espaço/limite dos municípios, para que, a partir da troca, da colaboração com os pares sejamos capazes de repensar a pratica, ajustar as velas e, se necessário for, traçar uma nova rota. Para tanto a interação e/ou o caloroso debate é indispensável.

O ano de 2017 foi um ano de mudanças em Elísio Medrado. Além de mudanças de pessoas na gestão do município e da educação, houve também mudança no processo de planejar as ações da educação. O grupo pedagógico à frente da Secretaria da Educação optou por definir em seu Plano Estratégico para 2017, um padrão de qualidade para a rede tomando como base a Meta 7 e o conjunto de suas Estratégias previstas no Plano Municipal de Educação – PME, instituído pela Lei Municipal nº 080/2013.

E, assim foi feito. Está sendo feito e muito há o que fazer. Mas começamos no tempo da Jornada Pedagógica a estudar, refletir e debater a Meta 7 e seu conjunto de estratégias com os gestores, coordenadores, professores e os conselhos escolares no sentido de mapear as dificuldades e os maiores problemas que interferem, diretamente, no processo de ensinar e aprender a partir do entendimento do conceito e das dimensões do termo QUALIDADE.

Feito isso, passamos então a estudar as proposições do PME e, tendo como base as conclusões, passou-se a criar uma matriz de responsabilidade para o cumprimento de cada uma das estratégias postas no referido plano evidenciando as ações de responsabilidade da administração municipal, do secretário da educação, dos gestores escolares, dos conselhos, dos professores tendo como objetivo não, apenas, executar as estratégias previstas, mas, sobretudo, qualificar o processo do ensino e da aprendizagem em cada unidade escolar a partir dos diversos instrumentos do Planejamento como: Projeto Político Pedagógico, Plano Estratégico das Escolas, o Plano de Trabalho das Coordenações Pedagógicas, e os demais Programas aderidos pela rede como o Pacto, Nalfa, Pronacampo, PDE/PDDE dentre outros.

Nesse momento têm-se ações iniciadas, ações não iniciadas e ações em fase de conclusão. A título de enriquecer o relato fica disponível um quadro resumo dos indicadores e ações pensadas pelo coletivo, mas é bom lembrar que o mesmo está em processo de construção e, por isso, vem sofrendo alterações constantes, cabendo inclusive contribuições advindas do debate aqui proposto.

Para conhecer o quadro resumo dos indicadores >>>>> Clique Aqui.

Que o breve relato possa contribuir com o cotidiano da ação reflexão ação em cada território.

Equipe da Educação do Município de Elísio Medrado

Sec. de Educação: Williams Panfile Brandão e-mail: sec.elisiomedrado@gmail.com