Home / Experiência / Experiências Compartilhadas
AçõES ARTICULADAS PARA PROMOçãO DE MELHORIAS DAS REDES PúBLICAS NOS MUNICíPIOS DA BAHIA
Publicação: 20/06/2017

Cá estamos a compartilhar nossa primeira experiência com a rede dos Dirigentes Municipais da Undime/BA, quiçá, Brasil. Esperamos que o nosso jeito de fazer a gestão pública através da parceria intersetorial possa provocar diálogos que nos impulsionem a seguir adiante.

Pois bem... Estamos a experimentar o fazer gestão pública através de ações articuladas. Para tanto, assinamos os Termos de Parceria Intersetorial entre as Secretarias de Educação, Saúde e Trabalho e Assistencia Social do Município de Mutuípe/BA, objetivando a realização de três grandes e importantes ações futuras cujo foco será a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A primeira ação da parceria intersetorial refere-se à realização de pesquisa “in loco” cujo conteúdo está voltado para a construção de indicadores indispensáveis ao processo de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, de modo a atender, prioritariamente, as Metas 1, 2, 3, 4 e 8 que tratam da universalização e do atendimento escolar das crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados na educação básica.

A segunda ação está relacionada ao Programa Saúde na Escola - PSE que é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas no cotidiano do município. 

A terceira ação e, considerada por nós como INOVADORA, trata da participação das oficinas socioeducativas e de convivência, sob a responsabilidade do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no espaço/tempo do currículo das Escolas de Tempo Integral em Turno Único, instituídas na política pública da educação do município em 2017, que atendem crianças das comunidades com certo grau de vulnerabilidade social, bem como, a integração com as demais ações do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Em breve estaremos em parceria também com o Projeto Busca Ativa Escolar – Uma iniciativa do Unicef em parceria com a Undime, Congemas e o Instituto TIM.

É bem verdade que o termo intersetorialidade carrega em si uma complexidade, mas o entendemos como uma forma de articular saberes e experiências em prol de um modelo de gestão pública que objetiva romper com a fragmentação entre a prestação de serviços, o Estado e os cidadãos.  Dessa forma, acreditamos que as parcerias firmadas, até aqui, com certeza, vão gerar a curto, médio e longo prazos, resultados positivos, pois, será aproveitado todo o potencial que cada um dos envolvidos tem de melhor para realizar ações que nenhum dos atores conseguiria realizar sozinho, além, é claro, da otimização de custo, tempo e demais insumos.

Abertos ao diálogo!

Sônia Ferreira Batista – Secretária Municipal de Educação 
André Luiz Eloy Costa – Secretário Municipal de Saúde 
Meirelande Barreto Rocha – Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social