Home / Destaque / CONAE 2018
"FORTALECER O REGIME DE COLABORAçãO SIGNIFICA MELHORAR A EDUCAçãO", WILLIAMS PANFILES
Publicação: 21/11/2018

Nesta quarta-feira (21), dentre outras oficinas que o Dirigente Municipal de Educação e Presidente da UNDIME Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão participou em Brasília na CONAE 2018, o Regime de Colaboração foi um dos destaques.

Williams ressalta que cada engrenagem precisa funcionar bem para que o todo sinta os reflexos desta melhora. "Todas as políticas públicas são desenvolvidas nos municípios, mesmo aquelas que são de responsabilidades das esferas estadual e federal, por isso, o papel da UNDIME é fundamental nesta interlocução, de forma que o Regime de Colaboração seja exercitado chegue ao chão das escolas".

Durante a Oficina, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Fernando Abrucio, um dos palestrantes, foi categórico ao afirmar que a desigualdade territorial no Brasil incidiu diretamente no funcionamento das políticas públicas nacionais, incluindo a educação. “O Brasil fez uma escolha constitucional que impacta diretamente o estabelecimento do regime de colaboração. Temos desigualdades territoriais e de capital humano que culminam em uma duplicidade de redes. A cooperação entre municípios, Estados e União vem aplacar essa diferença”, disse.